sexta-feira, 23 de abril de 2010

Forma e modulações no choro

Rondó

Forma Rondó é aquela que introduz um tema - chamamos de (A) -, após o fim de "A", apresenta um novo tema - (B) -, e após seu término retorna ao tema original (A) e após o término de "A", novamente introduz um novo tema - (C) -, e assim por diante sempre apresentando um novo tema após a repetição do tema principal (A)


As modulações no choro acontecem geralmente para os tons vizinhos (mesma armadura ou distantes por apenas um acidente) ou para o tom homônimo.
Os tons vizinhos são: 

o relativo do tom principal,
o 4° grau e seu relativo
o 5° grau e seu relativo


Ex:
Tom principal Tons vizinhos

C Am (relativo)
F (4° grau)
Dm (relativo do 4° grau)
G (5° grau)
Em (relativo do 5° grau)


O tom homônimo possui a mesma tõnica, mas modos diferentes. Sendo um de tonalidade maior e o outro de tonalidade menor.
Ex: C é homônimo de Cm.
Am é homônimo de A.

Exemplos de modulações no choro.


Flausina – Pedro Galdino
Tom parte A = G (tom principal)
Tom parte B = Em (relativo menor)
Tom parte C = C ( 4° grau)


Cochichando – Pixinguinha
Tom parte A = Dm (tom principal)
Tom parte B = F ( relativo maior)
Tom parte C = D ( homônimo maior)

Implorando – Anacleto de Medeiros
Tom parte A = Dm (tom principal)
Tom parte B = D (homônimo maior)
Tom parte C = Bb (relativo do 4º grau)

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